terça-feira, 24 de julho de 2007

MANDALAS NA EXPOSIÇÃO CÍRCULOS


O Espaço Cultural do TRT da 20ª Região recebe a exposição Círculos. A mostra, que tem a curadoria de Genilson Brito, aborda o universo místico das mandalas através de três vertentes das artes plásticas: a arte contemporânea, o neo-regionalismo nordestino e a arte decorativa. A exposição reúne dez trabalhos dos artistas plásticos Fábio Sampaio, Helder Dantas e Ismael Pereira e fica aberta à visitação até o dia 03 de agosto.
"Mandala é uma palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmos. Em termos de artes plásticas, a mandala apresenta sempre uma grande profusão de cores e representa um objeto ou figura que ajuda na concentração para se atingir outros níveis de contemplação. De acordo com a origem da mandala, há toda uma simbologia envolvida e uma grande variedade de desenhos."
FÁBIO SAMPAIO nasceu em Santos (SP), porém vive e trabalha em Aracaju desde 1991. Conquistou o 2º lugar no Festival de Murais, na cidade de Santos em 1990; venceu o Salão dos Novos promovido pela FUNCAJU, em 1993, e o XIII Salão Nacional de Arte Contemporânea do CULTART, em 1998. Participou de várias exposições coletivas em vários estados brasileiros e realizou cinco mostras individuais. Em 2001, representou o Brasil na III Bienal de Florença, na Itália. Desde 2002, vem desenvolvendo trabalho como Curador independente de Arte.
HELDER DANTAS é designer de interiores e artista plástico. Nasceu em Salvador, porém vive em Aracaju desde 1982. Expôs seus trabalhos em diversas galerias e espaços culturais do Estado de Sergipe e dentre as suas exposições individuais destaca-se “Soulcatas – Almas Vivas”, no Centro de Cultura e Arte da UFS (1997) e “Mercado das Cores”, no Espaço Cultural Yázigi Internexus (2000). Recentemente, inaugurou seu ateliê Banco de Idéias, onde desenvolve suas atividades como artista plástico e designer, produzindo objetos decorativos. É servidor do TRT da 20ª Região desde 1992.
ISMAEL PEREIRA é sergipano de Capela e figura entre os maiores expoentes atuais do chamado “Neo-Regionalismo Nordestino”, na medida em que consegue converter em linguagem plástica inteligível, universalmente e de indubitável feição contemporânea. È membro da Associação Internacional de Artes Plásticas – AIAP, com sede em Paris e membro da Academia Alagoana de Cultura. Além do seu trabalho em tela, produz peças de cerâmica recobertas de pinturas caracterizadas pela riqueza e pelo detalhamento, que lhes garantem o “status” de obra de arte e, por isso, bem referenciadas pela crítica especializada e muito bem aceita por admiradores e colecionadores. As obras de arte e cerâmicas pintadas à mão por Ismael Pereira encontram-se espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

SERVIÇO: Exposição Círculos
QUANDO: de 06 de julho a 03 de agosto de 2007
ONDE: Memorial do TRT da 20ª Região
HORÁRIO DE VISITAÇÃO: das 12 às 19h (segunda a sexta)

Nenhum comentário: