domingo, 19 de agosto de 2007

EXPOSIÇÃO OLHARES

Acontece, no Espaço Norcon Decide, a exposição “Olhares”. A mostra, que tem a curadoria de Genilson Brito, reúne imagens dos acervos dos fotógrafos Isa Vanny, Márcio Garcez e Maria Odília, permanecendo aberta para visitação até o dia 12 de setembro.
A exposição é uma homenagem da Norcon-Decide e da Fundação Oviêdo Teixeita a todos os fotógrafos e marca o início das comemorações do dia mundial da fotografia, que acontece na semana de abertura da exposição.
O dia da fotografia é comemorado mundialmente em 19 de agosto, data em que a nova técnica e as primeiras imagens registradas por Daguerre, talentoso pintor de paisagens, desenhista de cenários para o teatro e astuto empresário, foram apresentadas aos membros da Academia de Ciências e da Academia de Belas Artes, em Paris. Um mês antes, Daguerre havia vendido sua invenção, o daguerreótipo, ao governo francês, recebendo em troca uma pensão vitalícia, no valor de 6000 francos. O primeiro fotógrafo brasileiro foi o Imperador D. Pedro II.
As imagens da mostra “Olhares” foram pinçadas pelo curador a partir de um acervo previamente selecionado pelos fotógrafos e a idéia da exposição é compor um mosaico através de fragmentos de seus respectivos trabalhos. Isa Vanny, Márcio Garcez e Maria Odília fazem parte de uma nova geração de fotógrafos que surgiu durante as primeiras edições da Semana Sergipana da Fotografia, evento idealizado e coordenado por Eliane Velozo e Naide Barbosa, no início da década de 90.
Com formação em Jornalismo, Isa Vanny, Márcio Garcez e Maria Odília são bastante conhecidos do público sergipano por participarem ativamente do cenário fotográfico de Aracaju, tendo realizado exposições individuais e participado de inúmeras exposições coletivas ao longo de 15 anos dedicados a fotografia.

SOBRE OS FOTÓGRAFOS

ISA VANNY é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFS e pós-graduada em Comunicação e Mídia Digital, pela Universidade Tiradentes. É autora do catálogo fotográfico sobre a Comunidade Folclórica de São Cristóvão/SE, composto por 40 fotos em Preto e Branco, editado como parte do projeto de conclusão do curso de Jornalismo. Atualmente, é professora de Fotografia dos cursos de Comunicação Social e Artes da UFS, tendo atuado ainda, na mesma função, nos cursos de Jornalismo, Design Gráfico e Arquitetura, da UNIT. Trabalhou como repórter fotográfica do Jornal A TARDE – Sucursal Sergipe, no período de 2000 a 2003. Participou de várias exposições de fotografia, destacando-se a exposição individual “Cores do Brasil”, realizada no Museu da Cidade, em Salvador (BA), no início deste ano. Foi premiada em vários concursos de Fotografia.

MÁRCIO GARCEZ é fotógrafo e graduado em Comunicação Social (rádio e tv) pela UFS. Foi presidente da ASAFOTO (Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia), tendo realizado a VI Semana Sergipana de fotografia, com o apoio do Centro de Cultura e Arte da UFS, em 1997. É membro da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, Diretor de Comunicação e Eventos da ARFOC-SE (Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Sergipe) e Vice-presidente da Sociedade dos Amigos da Biblioteca Clodomir Silva. Foi eleito o Fotógrafo do Ano, pelo Jornal O Capital, em 1998, e pela Revista Aracaju Magazine, em 2004. Participou de várias exposições individuais e coletivas e ganhou diversos prêmios em concursos de fotografia, tendo atuado como repóter fotográfico em diversos jornais e revistas de Aracaju.

MARIA ODÍLIA é sergipana, natural de Aracaju. É Bacharela em Jornalismo e Letras pela Universidade Federal de Sergipe e atualmente trabalha como repórter fotográfica do Jornal da Cidade. Atuou também no Jornal Cinform e Revista Sergipe Mais, além de ter prestado serviço a diversos órgãos, como: SESC, SENAC, Associação Comercial de Sergipe e alguns sindicatos.

Serviço: Exposição Fotográfica “Olhares”
Quando: de 16 de agosto a 12 de setembro de 2007
Onde: Espaço Norcon Decide – Av. Oviêdo Teixeira – Jardins – Aracaju – SE

Horário de visitação: das 9 às 19h (segunda a sábado) e das 9 às 13h (domingo)

Nenhum comentário: