quarta-feira, 9 de julho de 2008

ALDEMIR MARTINS - DE TODAS AS CORES

Será aberta amanhã, dia 10 de julho, às 19h00, no Espaço Cultural Oviêdo Teixeira (Central de Vendas Norcon Decide), a Exposição Aldemir Martins – De Todas as Cores. Sob a Curadoria de Genilson Brito, a mostra será promovida pela Fundação Oviêdo Teixeira e é composta por gravuras que retratam algumas das obras mais importantes de Aldemir e revelam um pouco da fase áurea de um dos mais importantes pintores brasileiros do século XX.
As 10 gravuras escolhidas para compor a exposição fazem parte de um conjunto de 20 giclées sobre tela lançadas em 2005, pouco antes da morte do pintor, que ocorreu em fevereiro de 2006. Para compor esta série de gravuras, foram selecionadas algumas das pinturas mais representativas da obra de Aldemir Martins, muitas delas, pertencentes ao acervo do artista, como o Gato Azul, sobre o qual Aldemir Martins declarou: “Uma obra que não me canso de visitar. Ela ilumina a casa onde Cora e eu moramos, no bairro do Ibirapuera, em São Paulo.”
No ano que antecedeu a sua morte, Aldemir realizou a sua última grande exposição no MASP – Museu de Arte de São Paulo. A mostra foi uma retrospectiva das 7 décadas de dedicação às artes e ficou marcada pelo lançamento do livro-catálogo “Aldemir Martins por Aldemir Martins”, da Editora Best Point. Lá estão todas as fases e temas de um dos grandes mestres da pintura brasileira, em capítulos divididos por décadas e, dentre eles, um especialmente dedicado à obra não convencional de Aldemir Martins que, além de pintor, era desenhista, gravador e ceramista.
Embora seja conhecido como o pintor dos gatos, a grandeza e a genialidade da sua obra vai muito além de qualquer título que o associe a uma única temática do seu trabalho, pois pintou o Brasil como nenhum outro artista da sua geração. Suas cores vibrantes, o traço preciso e a sua paixão por temas genuinamente brasileiros são a marca registrada do seu trabalho ao longo de setenta anos como pintor, desenhista, gravador e ceramista. A Exposição “Aldemir Martins de Todas as Cores” é uma homenagem da Fundação Oviêdo Teixeira ao Grande Mestre da Pintura Brasileira, cinco décadas depois do prêmio de melhor desenhista na Bienal de Veneza de 1956.

Serviço: Exposição Aldemir Martins – De Todas as Cores
Onde: Espaço Cultural Oviêdo Teixeira (Central de Vendas Norcon Decide)
Quando: de 10 de julho a 10 de agosto de 2008.
Vernissage: 10 de Julho, às 19 horas.
Visitação: Segunda a Sábado, das 9 às 19h e Domingos das 9 às 13h.

Nenhum comentário: